Chegando a Morro de São Paulo o visitante deverá pagar uma taxa de turismo no valor de R$ 20,00, este valor é cobrado pelo município de Cairu.
O valor de R$ 20,00 e cobrado uma única vez por pessoa. O valor é cobrado no cais ou na pista de aterrissagem para quem chega de avião. Crianças menores de (5) cinco anos, adultos maiores de (65) anos, habitantes da ilha e dos municípios do baixo sul da Bahia são isentos.
Na temporada alta que são os meses de dezembro, janeiro e fevereiro os preços são mais altos. Os hotéis e pousadas de Morro de São Paulo estão cheios, sendo imprescindível para garantir seu lugar fazer as reservas antecipadamente. O clima é de bastante calor com todo dia de muito sol o que lhes permitira disfrutar lindos dias de praia. Durante a noite o calor continua e temos pouca chuva.
Para viajar a Morro de São Paulo leve em conta que é um ambiente bem informal, simples na maioria das vezes, é bom levar apenas roupas de verão. Desta maneira a roupa leve e fresca é a melhor opção para vestir-se. Vestidos, saias, bermudas, blusinhas, camisetas e trajes de banho vão muito bem para mulheres de todas as idades. Para os homens, bermudas, camisas e camisetas, além da roupa de banho.
Não se esqueça do protetor solar, imprescindível para estar na praia ou em uma simples caminhada. Chapeis e bonés também são bem vindos.
Na chegada da ilha, há carregadores, que podem levar suas malas cobrando, mediante pagamento de taxa.
A energia utilizada em morro de São Paulo e de 220vts, Por tanto se informe da voltagem dos seus aparelhos elétricos e eletrônicos.
Em Morro de São Paulo há apenas agencia bancaria do Bradesco. Porém encontramos uma agencia da caixa econômica federal (CAIXA), se pode fazer saques tanto da CAIXA como do Banco do Brasil, há também, um caixa eletrônico do banco do Brasil e outro do Bradesco.